O que seria uma Folkcomunicação?

Folkcomunicação não é nada menos que uma disciplina científica que tem como objetivo o estudo da comunicação popular e o folclore na difusão de meios de comunicação em massa. A primeira dominação, bem como seu conteúdo, foram criados pelo Professor Luiz Beltrão* em 1967.
Podemos tomar como exemplos básicos os pára-choques de caminhões através de frases de amor, ironia ou saudade, os grafites nos muros da cidade, as cruzes na beira da estrada indicando – sem que ninguém pergunte – que ali alguém veio a falecer, enfim… são tantos os exemplos claros no nosso dia-a-dia. Tudo isto é uma maneira de comunicar e situa-se na fronteira entre Eruditos e Acadêmicos.

Imagem

*Jornalista e Advogado, Luiz Beltrão de Andrade Lima nasceu em Olinda, em 1918.  Fundador do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, foi Presidente da Associação de Imprensa de Pernambuco e atuou no Diário de Pernambuco e Folha da Manhã, no Recife.
Em Brasília, foi Diretor da Faculdade de Comunicação da UNB. Publicou vários livros, entre os quais “Comunicação e Folclore” (1971) e “Folkcomunicação” (1980). Morreu em Brasília, a 24 de Outubro de 1986.
Imagem
Escrito por: Ana Carolina Moraes

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s