Resenha Cine PE 2012

Filme: Xingu (2012)

O filme Xingu, foi um dos filmes exibidos no Cine PE 2012, tem seu roteiro baseado na historia dos irmãos Villas- Bôas, que abandonaram o conforto da cidade de São Paulo, para onde se mudaram, para aventurar-se, em uma campanha promovida pelo Novo Estado brasileiro, de ocupar áreas, até então desconhecidas. “Disfarçados” , Leonardo, Orlando e Claudio, tomaram parte da primeira Expedição Roncador Xingu, e passaram a viver em companhia dos índios, defendendo e lutando para preservação de sua cultura e a criação de um Parque Nacional do Xingu, em 1961. Começaram sua expedição atravessando o Rio das Mortes e, todo o trajeto percorrido, além de detalhes dos lugares por onde passavam e situações que viviam, eram registrados em um diário, chamado Marcha para o Oeste. A direção do filme é de Cao Hamburger e tem como produtor com Fernando Meirelles, a quem foi cedido o projeto pelo próprio filho de Orlando Villas-Bôas.

O filme é uma aventura para todas as idades, que mistura drama, ação e suspense, mostrando desde o “alistamento” dos irmãos para expedição à conquista da Fundação do Parque. Além de tudo o filme também mostra, claramente, o impacto que a convivência com os índios provocou na família e vice versa, sem falar da dificuldade que os Villas-Bôas enfrentaram por defenderem sua causa com gente de sua própria cor.

O longa também conta com uma fotografia de Adriano Goldman e trilha sonora de Beto Villares, que já trabalharam em outros filmes de Hamburger.  A maioria das cenas foram gravadas no estado de Tocantins e mostram bastante a beleza do território brasileiro.

Postado por: Paulo Lira

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s